sexta-feira, novembro 11, 2005

A VONTADE DE DEUS

Estudos como este contém apenas uma sucessão de versículos bíblicos antecedidos por um título e/ou um subtítulo que rvelam uma organização temática do assunto. Este estudo em específico trata da vontade de Deus.

1. A VONTADE DE DEUS
Deus faz a Sua vontade no Céu
Mt 6:10 ... faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;

A Criação de Deus advém de sua vontade
Apocalipse 4:11 Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.
Tiago 1:18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

Deus tem uma vontade suprema, vontades gerais e vontades específicas
Vontade Suprema
Mt 18:14 Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos.
João 6:40 De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Vontades Gerais
Colossenses 4:12 ... para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.
1 Ts 4:3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;
1 Ts 5:18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1 Pedro 2:15 Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos;
Vontades Específicas
Filipenses 2:13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
Colossenses 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo,
1 Pedro 3:17 porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.


2. O HOMEM E A VONTADE DE DEUS
É fazer a vontade de Deus que garante a salvação (obtida pela graça), e não apenas o reconhecê-lo como Senhor
Mt 7:21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Jo 9:31... se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende.
Hebreus 10:36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
1 João 2:17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

Jesus disse que a Sua família é formada não pelos que O reconhecem, mas pelos que fazem a vontade de Deus
Mt 12:50 Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.


3. A VONTADE HUMANA
A vontade humana nunca almeja coisas espirituais
2 Pedro 1:21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

Devemos reconhecer que nossa vontade conflita com a vontade do Senhor, no entanto, devemos fazer em prejuízo daquela.
Mt 21:28-31 E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. 29 Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. 30 Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus.
Mt 26:42 Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.
Jo 6:38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.
1 Pedro 4:2-3 para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus. 3 Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios,
Gálatas 5:17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

A vontade do homem, expressada a Deus em súplica, ainda que com fé, sujeita-se às suas vontades gerais e à sua vontade suprema
1 João 5:14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.

Devemos ter uma vontade alinhada a do Espírito Santo, assim como Jesus tinha uma vontade alinhada a do Pai
Jo 6:39 E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu;
Jo 17:24 ... Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste,

Jesus foi entregue ao povo pelo qual Ele deu a vida, portanto, agora, é justo que sejamos nos entregues à Sua vontade
Lc 23:25 Soltou aquele que estava encarcerado por causa da sedição e do homicídio, a quem eles pediam; e, quanto a Jesus, entregou-o à vontade deles.

Nada mais justo que façamos a vontade de Deus, pois nossa existência (espiritual) se deve à Sua vontade e não à vontade da carne ou do homem
Jo 1:13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Fazer a vontade de Deus e realizar Sua obra tem de ser tão importante para o crente como se alimentar.
Jo 4:31-34 Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam, dizendo: Mestre, come! 32 Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. 33 Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer? 34 Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.


4. ALCANÇANDO A VONTADE DE DEUS
A vontade de Deus é boa, perfeita e O agrada. Para experimentá-la é preciso ser transformado. Tal transformação ocorre pela renovação da nossa mente. Tal renovação ocorre a partir da entrega cultual de todas as nossas vontades ao Senhor, como sacrifício vivo
Rm 12:1-2 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A vontade de Deus deve ser entendida pelo crente através de um entendimento espiritual
Cl 1:9 ... não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;
Colossenses 4:12 Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.

Devemos batalhar para absorver a vontade de Deus
Ef 5:17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.

Devemos clamar para que Deus faça a Sua vontade em nosso meio
Mt 6:10 ... faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;

Deus nos ensina a fazer a Sua vontade
Sl 143:10 Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.

Deus inclina o coração do homem para influenciar a sua vontade, muito embora este mantenha o livre arbítrio
Provérbios 21:1 Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina.
Filipenses 2:13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

Deus nos aperfeiçoa para fazer a Sua vontade
Hb 13:20-21 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, 21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!

Nenhum comentário: