sexta-feira, novembro 11, 2005

CURA DOS LÁBIOS

Estudos como este contém apenas uma sucessão de versículos bíblicos antecedidos por um título e/ou um subtítulo que revelam uma organização temática do assunto. Este estudo em específico trata da cura dos nossos lábios.

Salmos 19:14 As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!

1. Não existem palavras da “boca pra fora”, apenas “palavras do coração”. Falamos aquilo que se passa no nosso homem interior (coração):
Mt 12:34 Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.
Lucas 6:45 O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.

2. Palavras são sementes. Palavras más são sementes de erva daninha. Ervas daninhas contaminam a vinha e botam a perder a colheita. O que sai de nossa boca, sendo mau, nos contamina e nos aprisiona:
Mateus 15:11 não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.
Mateus 15:18 Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem.
3. Não pode supor que está “bem na fé” se ouve de seus próprios lábios torrentes de palavras inconvenientes e imundas:
Tiago 1:26 Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.
4. As nossas palavras trazem justificação e condenação:
Mateus 12:37 porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.
Lucas 19:22 Respondeu-lhe: Servo mau, por tua própria boca te condenarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tiro o que não pus e ceifo o que não semeei;
Eclesiastes 10:12 Nas palavras do sábio há favor, mas ao tolo os seus lábios devoram.
5. O homem é falível e peca, muitas vezes com seu corpo. Mas aquele que se contém quanto ao que fala, é capaz de dominar todo o seu corpo, pois o membro mais difícil de dominar é a língua. Quando se ganha a língua de alguém, se domina o corpo todo:
Tg 3:1-8 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. 3 Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. 4 Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. 5 Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! 6 Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. 7 Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; 8 a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.
6. A boca é a fonte do coração. Se da fonte estiver jorrando águas amargas, não poderá jorrar águas doces. Deus não pode usar uma língua de alguém para profetizar se este alguém a usa para amaldiçoar ou murmurar. A pessoa até poderá usar a língua para abençoar, ensinar e elogiar e, ao mesmo tempo, para murmurar, no entanto, Deus só a utilizará quando ela estiver sarada:
Tg 3:9-12 Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. 11 Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? 12 Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.
Lucas 21:15 porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem.
Romanos 10:8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.
7. As palavras torpes geradas em nosso interior tendem a ser liberadas, o que devemos reter a qualquer custo. :
Ef 4:29 a 5:4 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.
8. Quando a ira tomar o nosso interior, devemos reter as palavras que tentarão se liberar, dando graças a Deus em todas as situações, mesmo aquelas situações difíceis e irritadiças onde Ele parece ter nos abandonado:
Ef 5:1-4 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. 3 Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; 4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.
1 Ts 5:18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Hebreus 13:5 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.
9. Para Deus usar os lábios de alguém é preciso, primeiramente, a cura dos lábios:
Is 6:5-9 Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! 6 Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. 8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. 9 Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.
10. Há promessa de dias felizes e ampla satisfação (amar a vida) para aqueles que põe freio à língua:
1 Pedro 3:10 Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente;



Nenhum comentário: