segunda-feira, fevereiro 05, 2024

SOMOS ADÃO E EVA

YHWH formou Eva a partir da costela de Adão e, pra isso, matou à Adão (sono pesado), ressuscitando em seguida. Não encontramos indicativos de que Adão tenha ressuscitado com um corpo diferente daquele que ele tinha antes, logo, para se fazer uma só carne com Eva, Adão precisaria de um aparelho reprodutor que já existia nele antes de YHWH ter criado a mulher. 

Então, se YHWH ordenara de antemão a multiplicação dos seres viventes criados e se colocara um aparelho reprodutor em Adão antes mesmo de criar Eva, porque YHWH não criou o primeiro casal juntos, de uma só vez, como todos os demais seres viventes? 

A resposta está naquilo que YHWH fez com Adão antes de criar Eva, etapa esta da qual a mulher não participou. Diz o Texto que YHWH (1) pôs Adão no Éden para o lavrar e guardar e que (2) lhe ordenou o que comer e o que não comer. 

Essas duas tarefas Deus ordenou ao homem que Ele fizera do pó da terra e não à mulher que Ele fizera a partir de um pedaço do corpo do homem. 

Pois bem, assim que as instruções são dadas à Adão, YHWH declara o único "não é bom" de Genesis: "Não é bom que o homem esteja só". Na sequência dessa proclamação o SENHOR revela a Adão o seu plano de fazer à Adão uma auxiliadora. 

Ora, Deus sabe todas as coisas e, portanto, Ele já sabia de antemão que não era bom atribuir à Adão tarefas para executar sozinho. O primeiro motivo dessa estratégia é levar Adão à sentir, pela solidão, a necessidade de uma ajudadora em sua missão. O segundo motivo é para tornar Adão coparticipe da criação de sua ajudadora e o terceiro motivo que fica evidente é para que Adão nunca pudesse atribuir à sua ajudadora aquilo que foi dito por Deus antes mesmo que ela existisse. 

Observe que foi exatamente isso que Adão fez quando caiu em transgressão, ou seja, ele atribuiu à Eva a falta. A desculpa de Adão obviamente não foi aceita, tanto porque a ordem fora dada a ele e não a Eva, como porque ele é coarticipe da criação de Eva.

E porque isso nos importa hoje? 

É que cada homem é sucessor de Adão na missão deste, ou seja, todos estamos incumbidos de cuidar e cultivar o jardim do encontro com Deus (altar), sem jamais trazer para esse encontro o fruto do conhecimento do bem e do mal. Bem e mal, como se sabe, são motivações justificadoras do certo e do errado, respectivamente. 

A verdadeira comida consiste em fazer a vontade de Deus (Jo 4:34), logo, quando entramos em sua presença, esse é o alimento do qual sempre nos alimentaremos. Apesar de o homem ser um ser dotado de raciocínio (uso da razão) a sua missão estará sempre ligada à vontade do Eterno e não ao certo que decorra deste ou daquele bem. 

Certo é fazer a vontade de Deus e errado é desobedecer o querer do Eterno, independente daquilo que o homem possa eleger como bem e mal à partir da racionalização do mundo à sua volta. 

Cada homem deste mundo tem diante de si o jardim da presença e um chamado à comunhão com o Criador. É dever de cada homem guardar e cultivar este jardim para que ele continue sendo um lugar de encontro com Deus. Ao executar esta tarefa o homem terá fome, mas jamais deverá se alimentar daquilo que se opõe à vontade do Eterno. 

A realização dessa tarefa incumbe à todo o homem, ainda que solteiro, porém, não é bom que ele realize esta tarefa sozinho. Por isso, o homem deve realizar essa missão acompanhado de uma ajudadora com quem ele seja uma só carne.

Isso nos mostra que, para o Céu, cada homem é um sucessor de Adão em sua missão, de modo que aquilo que foi critério para o agir de Adão, é critério para o agir de cada homem. 

Observe esta verdade na carta de Paulo à Timóteo. Após ter restringido a atividade de ensino aos homens, Paulo justifica a orientação a partir dos critérios que se aplicavam a Adão, dizendo que se Adão foi feito primeiro, se ele recebeu esta missão enquanto ela não existia, se ele é responsável por esta missão e se Eva é sua ajudadora, ela não poderia executar esta tarefa em lugar de Adão, mas somente auxiliando-o. 

Paulo vê na missão de Adão, e no fato de Eva ser sua ajudadora, uma autoridade colocada sobre o homem que, portanto, não pode ser delegada a ela ou exercida por ela sobre Adão. 

Vemos com isso que estamos nos lombos de Adão e que aquilo que foi ordenado à Adão é incumbência missional de cada homem. Do mesmo modo, o que de Eva se esperava, hoje é incumbência de cada mulher.  

 

Nenhum comentário: