quarta-feira, fevereiro 14, 2024

ALIMENTO ESPIRITUAL

O órgão"reprodutor" do espírito é boca, pois com ela podemos reproduzir a vida espiritual, já que "a morte e a vida estão no poder da língua" (Pv 18:21).
Não é tudo o que dizemos que sai de nós com esse poder, assim como nem toda semente lançada germina. O que tão somente pensamos, é semente não lançada. Aquilo que é dito sem que ninguém se dê conta, não cai em terra, mas à beira do caminho, logo, também não germina. O que é recebido, mas posteriormente suplantado pelos cuidados dessa vida, germina, mas morre em seguida (Mt 13). 

Sementes de ervas daninhas, que não prestam para alimento e nem são boas à vista, também não germinam em nós sem que sejam lançadas intencionalmente e recebidas. Assim, quando cantamos que nossa pátria é idolatrada, nem por isso estamos semeando idolatria. Quando alguém busca semear em nós uma palavra de maldição, desprezo ou ofensa, essa semente não germina se não for recebida. 

Palavras, quando vêm do céu para nosso sustento, são alimento (Mt 4:4), contudo, em nossa dispensação, tais palavras não são liberadas pela audível voz do Pai ou do Filho, mas pela voz dos filhos, quando no íntimo lhes fala o Espírito Santo. 

Palavras celestiais alimentam o espírito, mas precisamos ser cuidadosos ao "come-las", provando os espíritos e julgando o que é dito bereanamente conforme as Escrituras, afinal, "o ouvido prova as palavras, como o paladar, a comida" (Jó‬ 34:3‬).

A comida, antes de ser servida, é provada pra ver se tem sal suficiente. O copeiro em geral consulta uma segunda pessoa pra confirmar o ponto do sal no alimento. Ao comer, devemos fazê-lo com cuidado, afinal, ‭‭"achaste mel? Come apenas o que te basta, para que não te fartes dele e venhas a vomitá-lo (Pv 25:16‬).

Que seja assim em nós. Que a palavra seja recebida com alegria, compromisso, zelo bereano, aplicação cuidadosa, ouvindo-nos uns aos outros, partilhando o alimento, seus sabores, suas nuances.

Nenhum comentário: