quinta-feira, fevereiro 29, 2024

NÃO É PRA ME GABAR...

Nem todo aquele que se compara com o outro se gaba, mas todo o que se gaba, primeiramente se comparou ao outro e se achou superior. 

A comparação só faz sentido entre as coisas, em especial aquelas feitas em moldes, de maneira idêntica. Se são iguaizinhas e feitas para o mesmíssimo propósito, é justo que sejam comparadas, até porque se apresentarem alguma distinção, isso revelará um defeito. 

Os seres criados por YHWH, sejam anjos ou homens, não deveriam se comparar, pois em que pese haver uma mesma imagem e várias semelhanças, cada ser tem uma configuração específica, com características interiores e exteriores que o fazem único.

Cada uma dessas características faz diferença na busca por resultados e até no receber o favor de Deus, logo, tais seres são incomparáveis e assim devem permanecer por toda a existência. 

Somos imitáveis, mas incomparáveis. Imita-se alguém para ver se, acaso, os mesmos resultados podem ser obtidos, mas sem comparar resultados, pois estes dependem de fatores que, no fim, não controlamos. 

A comparação é ruim, também, porque dela decorrem dois caminhos: o inferiorizar-se ou o gloriar-se. 

A inferiorização é péssima porque ela faz alguém acreditar que não pode alcançar sua melhor versão simplesmente porque não alcançou o resultado daquele com quem ela se compara. 

O gloriar-se, por sua vez, é satânico, tanto porque Satanás é o primeiro a se gloriar na Bíblia, como porque o ato de se gabar produz na mente daquele que se gloria uma imagem superiorizada e irreal de si mesmo, um ídolo chamado Eu, que invariavelmente ocupará um pedestal e será adorado pela alma decaída. 

Disso se constata que ninguém que adore o Eu faz isso sem primeiro se gabar e, ninguém se gaba sem primeiro se comparar com outro. 

Atribuir glória a si mesmo é péssimo, tanto é que a Palavra de Deus nos diz "louve-te o estranho, e não a tua boca, o estrangeiro, e não os teus lábios" (Pv 27:2). 

Porém, se alguém não suportar o impulso de se gabar, que ao menos não faça isso a partir de um ídolo falso, mas a partir daquele que, sozinho, merece toda a honra e glória. 

Por isso o SENHOR nos diz, através de Jeremias, "não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor" (Jr 9:23-24 c/c/c II Co 10:17).

Ou seja, se é para se comparar com alguém e atribuir a si alguma vantagem, que seja por conhecer o SENHOR e seus propósitos, pois ao menos aí a pessoa não se gaba de si, mas de Outro em si. 

Então, dito isso, não é para me gabar, mas conheço a Deus e sei que Ele faz bondade, justiça e juízo na terra, hoje e para sempre. 

Aleluia! 

Nenhum comentário: