sexta-feira, outubro 01, 2021

JEJUM PRA OUVIR A DEUS E RESTITUIR A UNÇÃO

 

Para o homem de Deus segundo a aliança da lei, o jejum era uma prática que visava deprimir a alma, de modo a “nos humilharmos diante da face de nosso Deus” (Ed 8:21) e “chorarem os sacerdotes entre o alpendre e o altar” (Jl 2:17) e nos arrependermos (Is 58:6-7, Sl 69:10, Sl 35:13, Es 4:3), porém, para o homem de Deus segundo a nova aliança, o jejum é meio de buscar poder espiritual, tanto que Jesus repreendeu satanás com êxito após ter jejuado (Mt 4:10-11) e os discípulos foram advertidos a jejuar pra obter poder sobre castas de demônios (Mt 17:21),  além de ouvirem o Espírito Santo (At 13:2) e serem recompensados publicamente pelo Pai (Mt 6:18), certamente com poder e unção.

Portanto, o jejum, como disciplina, passou a ter função diversa na nova aliança, razão pela qual Jesus não fez seus discípulos jejuarem de forma sincronizada com os discípulos dos fariseus ou mesmo de João Batista (Mt 9:14). A questão aí não era a religiosidade, pois embora os discípulos dos fariseus pudessem ser religiosos, os discípulos de João Batista não eram, pois Jesus referendou o ministério de João (Lc 7:28).

O motivo de os discípulos de Jesus não jejuarem é que o jejum haveria de mudar de propósito, tanto que Jesus lhes ensinou ilustrando a questão com a parábola do remendo novo na roupa velha e do vinho novo no odre velho. Todos que foram batizados em Cristo se revestiram de Cristo (Gl 3:27), logo, nós temos uma Veste Nova e, se porventura ela se rasgar, devemos repará-la com um remendo novo. Ademais, somos odres nos quais só o vinho novo do Espírito Santo pode ser acrescentado (Ef 5:18).

Negar o alimento ao corpo enquanto oramos e meditamos na Palavra é um meio de fortalecer o nosso espírito com o poder do Espírito Santo, logo, assim como a Água (Palavra) nos lava e purifica (Ef 5:26), o jejum preenche as lacunas de poder espiritual causadas pelo pecado, reparando nossas vestes e completando nossos odres. É certo que jejum não redime pecados, pois somos remidos pelo sacrifício de Cristo, porém, o pecado acarreta a perda da unção (poder) e embora o perdão seja de graça, a unção tem preço, que é a renúncia, das quais a disciplina do jejum é um dos principais meios.

Por último, quando Jesus respondeu aos que perguntavam sobre a razão de seus discípulos não jejuarem, ele diz que enquanto o noivo estivesse com os convidados no casamento esses não deveriam jejuar, mas que quando o noivo lhes fosse tirado, aí eles jejuariam (Mc 2:19). Ora, o Espírito Santo havia repousado sobre Jesus (Mt 3:16) e Ele mesmo nos haveria de batizar com o Espírito Santo (Mt 3:11), para o qual escolheu lugar (At 1:5-6) e nos batizou (At 2:4). Após o batismo com fogo somos imersos no Espírito Santo, que fala conosco de dentro pra fora, de modo que devemos enfraquecer a carne pelo jejum a fim de ouvir com menos distrações exteriores o que o Espírito Santo nos diz interiormente (At 13:2).

Porém, enquanto o contato dos discípulos com o Espírito Santo era através de Jesus encarnado, seus corpos precisavam estar atentos à mensagem que vinha de fora pra dentro, ou seja, de Jesus para seus ouvidos e, dali, para suas almas. Por isso Jesus ilustrou sua justificativa com a figura de um casamento, onde o noivo alegra seus convidados servindo o seu vinho, que é figura do Espírito Santo.

O jejum da valha aliança em nada ajudaria os discípulos enquanto o próprio Deus estivesse com eles, encarnado, ensinando-os sobre o reino de Deus. Quando, porém, Jesus lhe fosse tirado e lhes enviasse o Consolador, aí o ouvir a Jesus dar-se-ia calando as vozes externas pelo jejum e atentando para que o Espírito Santo dissesse no íntimo.

Portanto, os apóstolos empregaram sua carne a aprender do Espírito Santo através de Jesus e nós hoje empregamos nosso espírito a aprender de Jesus através do Espírito Santo.

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