terça-feira, setembro 21, 2021

DISPONIBILIDADE À RENÚNCIA

 Há uma passagem bíblica na qual Jesus diz “quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim” (Mt 10:37,38). Essa ocorrência é contada também em Lucas 14:25-27, onde Jesus diz que “se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo” (Lc 14:25-27).

Como se vê, o mesmo fato foi contado por dois evangelistas, mas com significativas diferenças.

O Evangelho de Mateus é retratado no Apocalipse como um Leão () e o Senhor Jesus é ali descrito como um Rei apresentado aos judeus, cuja busca era por um sinal do messias (). O fio condutor de Mateus é um conjunto de cinco discursos de Cristo, sendo que o segundo discurso é endereçado ao grupo denominado “doze discípulos” (Mt 10:1), a quem é delegada autoridade “sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal” (Mt 10:1).

Esses discípulos são detalhadamente instruídos e enviados ao campo missionário (Mt 10:5-31), onde deveriam ir de cidade em cidade às ovelhas perdidas da casa de Israel gratuitamente pregando que é chegado o reino dos céus, curando enfermos, limpando leprosos, ressuscitando mortos e expulsando demônios (Mt 10:5-8), advertidos de que seriam rejeitados, perseguidos, acusados injustamente, açoitados, traídos, odiados, difamados e que mesmo assim não deveriam temer, pois até os cabelos de suas cabeças estavam contados (Mt 10:11-31).

O resultado desta comissão é que aqueles que confessassem a Jesus na terra, diante dos homens, seriam confessados por Jesus nos céus diante do Pai, e aqueles que O negassem diante dos homens, seriam negados diante do Pai (Mt 10:32-33), procedendo-se assim um corte eterno, uma separação entre quem se entrega e quem não se entrega ao governo do Cristo.

Este corte é mais especificamente mencionado no versículo seguinte (v.34), quando Jesus fala de um espada que veio trazer à terra, que separará até mesmo pessoas próximas, da mesma família, pondo “dissensão entre o homem seu pai, a filha e sua mãe, a nora e sua sogra” (Mt 10:34). É aí, neste ponto da narrativa de Mateus, que Jesus diz “quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim” (Mt 10:37,38).

Portanto, esse trecho é uma advertência aos perdidos – primeiro da casa de Israel e depois dos gentios – que o evangelho do reino que viria a ser pregado em testemunho a todas as nações, e até o fim (Mt 24:14), inicialmente pelos doze e depois pelos discípulos destes, em toda a Judéia, Samaria e até os confins da terra (At 1:8), seria como uma espada divisora, forçando cada qual escolher entre a confissão de senhorio de seu país, aldeia ou família, ou a confissão de senhorio de Jesus Cristo, e de que aquele que não fosse capaz de deixar seus bens, herança ou até mesmo o convívio para obedecer ao Senhor Jesus, não seria digno dEle.

Ademais, uma segunda informação é acrescentada, a de que o senhorio de Jesus poderia implicar na morte numa cruz do dominador romano e que aquele que olhasse pra trás não seria digno do Rei desse reino. Jesus não havia sido crucificado e até aquele momento Ele não tinha problema com os romanos, logo, a afirmação deve ter soado como o prenúncio de que Jesus assumiria uma postura de confronto com a dominação romana nas províncias de Israel. A ideia é ressaltar que seguir a Jesus poderia desagradar tanto aos romanos como aos patrícios e, até mesmo, os próprios familiares.

O Evangelho de Lucas é retratado no Apocalipse como um Homem () e assim é descrito o Senhor Jesus aos gregos, cuja busca era por sabedoria humana (). Lá o mesmo trecho é descrito aos gregos como tendo sido dito à uma multidão de israelitas que estavam a seguir Jesus. Jesus parou e confrontou a motivação de cada qual ao segui-lo, dizendo “se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo” (Lc 14:25-27).

E não foi só isso. Jesus contou duas parábolas para enfatizar o fato de que segui-Lo se assemelha, ao mesmo tempo, à uma construção e à uma guerra contra um inimigo mais poderoso:

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” (Lc 14:28-33).

Assim, o candidato deveria verificar previamente se tem como “renunciar a tudo quanto tem”, pois a disponibilidade à renúncia é a condição exigida para se vencer a guerra espiritual que todos travamos e para construir em nós um edifício para Deus.

É fato que há uma promessa para aquele que renuncia, pois “ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna” (Mc 10:29,30), mas é preciso estar disposto a renunciar, pois “quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna” (Jo 12:25).

Vivemos num tempo de grande liberdade, de modo que assumir o senhorio de Cristo geralmente não implica em ser odiado por familiares, mas esse senhorio pode nos levar a amar o Senhor na vida do próximo de um modo, numa frequência e com recursos que acabe por contrariar nossos familiares. Se isto ocorrer é preciso estar apto a cumprir a justiça tanto com o próximo, como com os da casa, amando-os com serviço, obediência e renúncia. O único conflito que não deve ser evitado é com o seu próprio eu, a quem é reservada a cruz.

 

Nenhum comentário: