terça-feira, outubro 26, 2021

NOMES MUDADOS

 

A Bíblia nos apresenta mais de uma dúzia de pessoas que tiveram um apelido, um segundo nome ou o nome mudado, ocasionalmente ou definitivamente.

Entre os que tiveram o nome mudado estão Abraão, que recebeu esse nome do SENHOR e não se chamou mais Abrão (Gn 17:5); Sara, que recebeu esse nome do SENHOR e não se chamou mais Sarai (Gn 17:15) e Israel, que recebeu esse nome do Anjo do SENHOR (Gn 32:28) e depois do próprio SENHOR (Gn 35:10), sendo que ambos lhe disseram “não te chamarás mais Jacó”, porém, ao contrário de seus avós Abraão e Sara, Israel continuou sendo referido por terceiros ora como Israel e ora como Jacó, tanto no novo, como no velho testamento.

Gideão foi um que recebeu um apelido em razão de um feito, pois passou a ser chamado por terceiros de Jerubaal, já que “Baal contendeu contra ele” (Jz 6:32).

É extensa a lista dos que tiveram um segundo nome, sendo que a maioria em razão de mudança de nacionalidade ou domicílio, como José, filho de Jacó, que no Egito recebeu o nome de Zafenate-Panéia. Depois Matanias, tio do Joaquim, rei de Judá, que foi constituído rei-vassalo pelo rei da Babilônia, que mudou seu nome para Zedequias (2 Rs 24:17). Também Eliaquim, filho do Josias, reis de Judá, que foi constituído rei-vassalo pelo Faraó Neco, que mudou seu nome para Jeoiaquim (2 Rs 23:34). Daniel, Hananias, Misael e Azarias receberam do chefe dos eunucos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, os nomes de Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abednego, respectivamente (Dn 1:7). Saulo, que tinha nome de seu local de origem (Tarso) e um segundo nome, Paulo, decorrente de sua cidadania romana (At 13:9).

Simão recebeu de Jesus o nome de Pedro (Mc 3:16), embora continuasse sendo chamado de Simão nalgumas ocasiões, tanto por Jesus (Lc 22:31), como por outros (Lc 24:34).

Nenhum comentário: