sexta-feira, janeiro 15, 2021

EXPLICANDO A PREDESTINAÇÃO

Olhe para o Sol. Você está olhando o passado, pois a porção de luz visível que inunda a sua retina e que você percebe em seu cérebro foi gerada oito minutos antes em nossa estrela. 

Deus é onipresente e seus olhos estão em todo lugar, mas não só em todos os lugares da Terra, mas em tudo, e isso para além do universo visível.  

Digamos que Deus resolva observá-lo a partir do Sol no momento em que você tem nas mãos uma paleta de 12 cores e esteja prestes a fazer a escolha por uma das cores.

Todavia, Deus também está ao seu lado na Terra no exato momento em que você faz a escolha pela cor vermelha, deixando as outras 11 cores para trás. A mente do SENHOR registra a sua escolha e imediatamente isso é compartilhado no ponto de observação no Sol, onde o registro luminoso da sua escolha só chegará 8 minutos depois. 

Portanto, a partir do ponto de observação no Sol, Deus saberia 8 minutos antes o resultado da sua escolha, podendo Ele predizer a cor que você escolheria, sem que isso representasse intromissão na sua escolha.

Agora distancie esse ponto de observação mais um pouco. Vá até 100 anos luz. Isso significa que Deus poderia predizer todas as suas escolhas antes mesmo que você existisse. 

E mais, Ele conheceria de antemão todos os seus passos e a sua escolha em aceitar o governo do seu Cristo, podendo determinar de antemão que todos os seus pecados (escolhas erradas) fossem apagados e que todas as promessas de benção para você fossem confirmadas ao longo de sua vida, livrando-o de todos os males e castigando-o quando você precisasse de disciplina. 

Distancie esse ponto de observação mais um pouco. Vá até 13 bilhões de anos luz na gênese do Universo. Deus poderia predizer todas as escolhas de todos os seres conscientes que Ele viria a gerar em todos os cantos do Universo, antes mesmo que esse existisse.

Isso é predestinação. É o saber antecipado da escolha livre e consciente que cada um fará. 

Deus nos conheceu antes que existíssemos e por isso nos predestinou para sermos conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou (Rm 8:29-30).

É por isso que Jesus disse que todo aquele que o Pai lhe desse, viria até Ele (Jo 6:37). 

Todo aquele que trilhará o caminho estreito, que passará pela porta estreita e que alcançará descanso para sua alma já foi conhecido, predestinado, chamado, justificado e já está assentado com Cristo nas regiões celestiais. Do mesmo modo, todo aquele que rejeitou seu chamado já está a ranger os dentes na perdição eterna. 

O que define esta predição é a sua escolha e a de mais ninguém. Deus não escolhe por você, pois a escolha dEle foi se doar por você. Escolha a Vida!

Nenhum comentário: