terça-feira, janeiro 23, 2024

ÚNICO E COMUNITÁRIO

Jesus nos diz que seu mandamento é "ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" (João‬ ‭15:12‬), porém, tudo o que Cristo nos manda fazer Ele primeiro nos dá o exemplo, para que sejamos seus imitadores, assim como Ele mesmo imita o Pai. 

Por isso Ele diz: "o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai" (João‬ ‭5:19‬). 

Disso se conclui que se Cristo nos manda constituir uma comunidade espiritual e nos amarmos uns aos outros, é porque antes Ele mesmo participava de uma comunidade espiritual na qual Ele amava e era amado. 

YHWH não nos exigiria vida em comunhão se Ele mesmo não vivesse em comunhão, porém, como Ele É antes de todos e de todas as coisas, no princípio, para que Ele pudesse amar o outro, ele teve que desdobrar-se em Outros. 

YHWH não poderia criar um outro igual a si, tanto porque Ele é único, como porque é incriado. Também não poderia apresentar-se numa única personalidade solitária, do contrário Ele nunca poderia nos dar exemplo da vida comunitária que Ele exige de nós.

É por isso que o Eterno, sendo Único, se particiona na experiência relacional conosco, seus seres gerados. 

YHWH é único, mas as personalidades particionadas com as quais Ele se manifesta às criaturas divergem em função, autoridade (Atos 1:7) e momento de manifestação. 

Aleluia!

Nenhum comentário: