segunda-feira, novembro 13, 2023

POSSO EXIGIR DESCULPAS COMO CONDIÇÃO PARA PERDOAR?

O cristão deveria condicionar o perdão ao pedido de desculpas daquele que lhe ofendeu?

De um lado, Jesus nos manda perdoar como somos perdoados e, como se sabe, ninguém é perdoado sem demonstrar a Deus a sua culpa. 

Confessar os pecados é uma forma de demostrar a culpa, assim como pedir o perdão ao SENHOR ou aceitar o seu senhorio e a sua salvação, porque ao aceitar alguém que mande em mim eu admito o caminho superior desse governante e ao aceitar um salvador eu aceito o fato de que estou perdido. 

A expiação se consumou num dado dia e hora, há mais de dois mil anos, quando estava encarnado aquele que se fez expiação. Já o perdão se consuma quando está encarnado aquele que é perdoado, quer ele tenha vivido antes ou depois da expiação. Davi e o ladrão da cruz, assim como eu e você, somos beneficiados com a expiação ocorrida na cruz, porém, cada qual é perdoado no momento em que demonstra ao SENHOR a sua culpa. 

Por isso, se a demonstração da culpa é uma condição para eu ser perdoado e se eu devo perdoar como sou perdoado, então aquele que me ofendeu deveria demonstrar sua culpa para que eu também o perdoe. Isso não muda o fato de que devo falar bem dele e fazer-lhe o bem, pois até aos inimigos devo amar, mas o perdão estaria condicionado à demostração de culpa. 

Isso seria assim, não fosse o fato de que eu mesmo sou pecador. 

É que eu perdoo porque fui perdoado, enquanto Deus perdoa por uma razão bem diferente: porque Ele é bom. 

Quando eu demonstro a minha culpa eu admito a inferioridade do meu padrão moral em relação a Deus. Isso é imprescindível para legitimar o seu governo sobre mim e a santidade da sua oferta para expiar a minha culpa. Porém, quando alguém demonstra a sua culpa por ter me ofendido, isso não significa que o meu padrão moral seja superior ao dessa pessoa. Ao contrário, o padrão moral do ofendido e do ofensor são igualmente decaídos. 

Dito de outro modo, Deus não precisava me perdoar, mas perdoou, já eu preciso perdoar, pois mesmo não merecendo o perdão eu o recebi, de modo que fico devedor, a Deus, desse mesmo perdão aos que me ofenderam. 

Se esta lógica espiritual não bastasse, ainda assim teríamos as palavras de Jesus, que disse, "quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas" (Marcos‬ ‭11:25‬).

Nenhum comentário: