segunda-feira, julho 11, 2022

TEXTO E CONTEXTO

A Bíblia diz, sobre si mesma, que "toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça" (Tm 3:16), logo, a utilidade pedagógica, repreensiva, corretiva e moral da Bíblia decorre da inspiração de seu todo. 

A inspiração do canon como um todo torna não recomendável a extração de sentido moral apenas de um texto. É preciso considerar cada texto com o seu consorte para o mesmo tema, ou seja, é preciso considerar o contexto. 

Daí decorre que precisamos identificar os temas nas Escrituras e os textos que tem a mesma sorte de comunicar um mesmo ensino, repreensão, correção ou moral. 

Vamos exemplificar com Malaquias 3:10, que manda a nação toda trazer ao templo ofertas medidas (décima parte), provando a Deus de modo a Ele abençoar a nação sem medida. 

Esse texto é do profeta Malaquias, que é contemporâneo de Neemias e no livro desse profeta (Ne 10:32-39 e 13:10-13) há textos complementares que ajudam a entender o teor de exortação, o quando, o como e o porquê. 

É o todo sobre um tema que nos permite acessar o ensino, a repreensão, a correção ou moral das Escrituras.  

A cronologia bíblica, a concordância temática e a tipologia de personagens, lugares e coisas nos ajudam a descobrir os contextos dos temas. 

A leitura contextual nos leva a um "todo escrito" sobre cada tema, revelando-nos a inspiração, que, como tudo que Deus faz, tem o seu propósito a ser relelado aos filhos. 

Nenhum comentário: