quarta-feira, junho 08, 2022

MARIA, MÃE DE JESUS?


O Anjo disse a Maria: "eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus" (Lc 1:31). Esse termo "conceberás" (sullambano) significa agarrar, reter, ou seja, o papel de Maria seria reter em seu ventre o que nela seria gerado do seguinte modo:

"Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus" (Lc 1:35)

Observe que duas Pessoas da Triunidade Divina são mencionadas para explicar a Maria a geração de Jesus em seu ventre: Espírito Santo, que desceria sobre ela, e o Altíssimo, que compareceria com seu poder para envolve-la com a Sua sombra (ou imagem), de modo que o ente santo que haveria de nascer não seria chamado de filho de José, ou mesmo filho de Maria (como um bastardo), mas, sim, Filho de Deus! 

Isso nos mostra que Jesus desenvolveu-se no ventre de Maria após ter sido gerado pela imagem do Pai que investiu sobre a descida do Espírito Santo, tudo isso dentro de Maria. 

Ora, se Jesus é gerado pelo Pai e pelo Espírito Santo, acaso poderíamos dizer que um desempenha o papel masculino e outro feminino? 

Bem, o livro de Êxodo diz que "o SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome" (15:3), logo, será que o Espírito Santo desempenha um papel feminino?

A palavra hebraica para "espírito" (ruach) é feminina em Gênesis 1:2, embora isso não seja definitivo pra cravar um gênero feminino ao Espírito Santo. Acredito na dualidade de papéis complementares onde o Cristo comparece para ocupar o Corpo com que é presenteado a partir da interpenetração do Pai e do Espírito Santo. 

Para reforçar a ideia do papel feminino do Espirito Santo, observe-se que o que Jesus disse sobre o Espírito Santo, ou seja, que Ele seria "Consolador", que o Pai o enviaria em seu nome e que Ele nos ensinaria todas as coisas e nos faria lembrar de tudo o que nos foi dito (Jo 14:25-26). 

Ora, de quem é o papel familiar de ensinar e fazer lembrar e, ainda, de consolar os filhos? Provérbios 1:8 nos convoca a ouvir o "ensino de teu pai", traduzido pela palavra hebraica que indica correção, disciplina e castigo; porém, o texto diz pra não deixarmos a "instrução da mãe", traduzido a partir de torá, que significa orientação e instrução. 

Ademais, a passagem de Isaías 66:13 diz que "como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados", demostrando que o papel de consolo é justamente o da mãe. 

Isso torna o Espírito Santo mulher?  Obviamente que não, até porque Deus não é homem (Nm 23:19). 

O que esse ensino nos mostra é que os dois sexos - macho e fêmea - nos quais os humanos e boa parte dos animais e das plantas se dividem quase igualitariamente em número, são uma sombra (imagem) das coisas celestes (Hb 8:5). 

Deus nos mostra com isso que nEle subsistem dois papéis indispensáveis a criação, e que estes papéis se reproduzem em sua imagem sobre a terra de modo que deveríamos dar honra a cada qual por sua função criacional. 


Nenhum comentário: